terça-feira, 22 de setembro de 2009

Polêmico, uso de animais como cobaias



Testes em Animais: Todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivisseção.

Não é possível aceitarmos um comitê de ética para experimentação animal, pois consideramos que não existe ética nesse tipo de experimentação. Quando nos referimos aos animais, independentemente da espécie, raça, cor ou sexo, partimos do pressuposto que são vidas, sentem dor, medo e tudo mais que podemos sentir.
Diferentemente do que muitos pensam, os animais não estão aqui para nos servir. É nosso dever respeitá-los e protegê-los como seres vivos.
A discussão sobre os limites éticos desse uso voltou à tona na semana passada, quando o Nobel de Medicina foi concedido aos cientistas Mario Capecchi, Oliver Smithies e Martin J. Evans. Eles receberam o prêmio pela criação de uma técnica que permite simular em camundongos algumas doenças, de modo a identificar o efeito de certos genes sobre a saúde humana.
Esses animais são empregados tanto em pesquisas científicas e no ensino de universidades, quanto em testes de produtos, como cosméticos e remédios.

Alternativas para o uso de animais são restritas

O problema apontado pelos cientistas é que esses métodos não conseguem reproduzir completamente o complexo funcionamento do organismo humano.
"É possível diminuir a quantidade de animais utilizados, mas esse número não vai chegar à zero. É difícil imaginar um sistema que recrie, mimetize a vida. Isso não vai acontecer", aponta Regina P. Markus, presidente da SBFTE (Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental).
Outro empecilho é o fato de a realização de testes em animais ser obrigatória para que certos produtos possam ser disponibilizados para a população.
Deve-se analisar também a existência de métodos alternativos para a pesquisa. Entre os mais utilizados estão as experiências in vitro, em que os cientistas aplicam certas substâncias apenas sobre células, e não nas cobaias, e analisam os resultados.

Um comentário:

  1. essas pessoas que faz teste cientificos em animais são bando de filhos do satanas que vão pro inferno

    ResponderExcluir