terça-feira, 22 de setembro de 2009

A verdade sobre os rodeios

Maus tratos, dor, sofrimento, terror, morte. A tortura feita em animais é a mais pura verdade e pode estar mais perto do que você realmente imagina.
Bois, cavalos, bezerros e touros são usados nos bastidores dos rodeios milionários. Na laçada de bezerro, um animal de apenas 40 dias é perseguido em velocidade, laçado e derrubado ao chão pelo peão sem nenhum vestígio de compaixão. Pode ocorrer ruptura na medula espinhal, ocasionando morte instantânea. Alguns ficam paralíticos ou sofrem rompimento parcial ou total da traquéia. O resultado de ser atirado violentamente para o chão pode causar a ruptura de diversos órgãos internos, levando o animal a uma morte lenta e dolorosa.
Agulhadas elétricas, introdução de varas no ânus, e outros instrumentos de tortura são usados para irritar e enfurecer os animais usados nos rodeios. Um artefato de couro é amarrado ao redor do corpo do boi (sobre pênis ou saco escrotal) e é puxado com força no momento em que o animal sai à arena. Além do estímulo doloroso, podem ocorrer rupturas viscerais, fraturas ósseas, hemorragias subcutâneas, viscerais e internas. Golpes e marretadas, seguidos de choque elétrico, costumam produzir convulsões no animal e é o método mais usado quando o animal já está velho ou cansado.
Esses recursos que fazem o animal saltar descontroladamente, atingindo altura não condizente com sua estrutura, resultam em fraturas de perna, pescoço e coluna, distensões, contusões e quedas. Os cavalos dos rodeios geralmente têm tendões rompidos (e precisam ser sacrificados) ou desenvolvem problemas de coluna devido aos repetidos golpes que sofrem, pois normalmente, cavalos não ficam pulando para cima e para baixo. Mas afinal, quem liga?
Na verdade tem muitas ONGs defendendo essa injustiça que é cometida nos principais rodeios do Brasil, porém não são suficientes para liquidar esse ato impiedoso contra os animais. A falta de informação da população é um dos maiores contribuidores para essa injustiça, afinal são os espectadores que pagam para ver essas atrocidades. Pagam para ver o sofrimento alheio, de criaturas que mal podem se defender.É através da informação que podemos mudar esse cenário, podemos realmente mudar o conceito da palavra rodeio e fazer com que a população descubra a verdade sobre essa intensa crueldadade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário